Hora da Vida 2018: “A fecundidade do amor na família”

Hora da Vida 2018: “A fecundidade do amor na família”

E-mail Imprimir PDF

Hora da Vida 2018

O subsídio Hora da Vida é elaborado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) para celebrar a Semana Nacional da Vida, realizada de 1 a 7 de outubro, e o Dia do Nascituro, no dia 8 de outubro. O tema desta edição de 2018 é “A fecundidade do amor na família” e toda a temática foi desenvolvida à Luz da Exortação do Papa Francisco, a Amoris Laetitia.

O propósito do Hora da vida é ser um instrumento de estudo, reflexão e oração para despertar nas pessoas a beleza e a grandeza deste dom concedido por Deus, que é a vida. Será um momento de conscientização e mobilização da nossa gente, a Pastoral Familiar, as demais pastorais, a Igreja e a sociedade a defender a vida, cultivá-la e colocá-la acima de outros valores. O objetivo é abrir as portas para nos ensinar a viver com sabedoria. Devemos estar em união com a vida de Cristo. Precisamos nos unir, convocar nossa família, amigos, vizinhos e conhecidos para enfeitar o ambiente tornando-o mais alegre e acolhedor para celebrarmos a vida.

“A reflexão a qual nos propomos nesse Hora da Vida leva-nos a aprofundar no tema que vem há muito sendo defendido por nossa Igreja e por tantos grupos dentro dela, que é a vida desde o seu nascimento à sua declinação natural, ou seja, a defesa da própria vida. E mesmo enfrentando opiniões contrárias, a Igreja defende a vida, também de quem, talvez, não compreenda o valor que essa tem, inclusive para si próprio”, comentou oAssessor Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, padre Jorge Alves Filho.

Iluminação de Amoris Laetitia

Hora da Vida 2018: “A fecundidade do Amor na Família”

A exortação apostólica Amoris Laetitia, publicada pelo Papa Francisco em abril de 2016, é a grande fonte de inspiração das páginas do subsídio, e de acordo com o bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF) da CNBB, dom João Bosco, “Uma família bem constituída é, por si só, um espaço e uma escola de defesa da vida. A Amoris Laetitia, que abriu o baú de tesouros da família e iluminou até os recantos mais desafiadores com farta luz do Evangelho. Devemos incentivar todo o respeito pela vida desde a concepção até o seu fim natural. Vida é Dom de Deus e a Ele pertence, direito humano que não pode ser negociado”.

Hora da Vida

O material traz, além dos sete encontros programados, uma celebração especial para o dia do Nascituro, comemorado no dia 8 de outubro. “Preparamos os encontros de forma a ajudar aos que usarão esse subsídio a refletirem na Semana da Vida e no Dia do Nascituro sobre o acolher uma nova vida, passando também pela reflexão a respeito da adoção, dos jovens dentro do lar, bem como da presença do idoso na família, que é sempre uma oportunidade de amadurecimento”, acrescentou padre Jorge Alves Filho.

O subsídio Hora da Vida já se encontra disponível na loja virtual da CNPF, no endereço www.lojacnpf.org.br. Também é possível adquirir pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , pelo telefone (61) 3443-2900 ou procurando o casal coordenador paroquial (arqui)diocesano ou regional da Pastoral Familiar na sua comunidade.

Revista Digital

<div id="opt_1"></div>

Banner