Vem ai a 10ª Peregrinação e 8° Simpósio Nacional da Família

E-mail Imprimir PDF

Simpósio Nacional da Família

Organizados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB (CEPVF) e Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), a 10ª Peregrinação e o 8º Simpósio Nacional da Família serão realizados nos dias 26 e 27 de maio e estão em total sintonia com o IX Encontro Mundial das Famílias, que acontece em agosto, na Irlanda, trazendo o mesmo tema do encontro “O Evangelho da família, alegria para o mundo!” e consequentemente em sintonia com a Exortação Apostólica Amoris Laetitia publicada pelo Papa Francisco em 2016. Serão dois dias de formação e devoção sob a proteção da Rainha e Padroeira do Brasil, realizados no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP), que receberá mais uma vez as famílias e peregrinos de todo o Brasil.

Simpósio

Inicialmente acontece o 8º Simpósio Nacional da Família, no dia 26. A recepção e o credenciamento dos peregrinos serão realizadas no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, ao lado da praça de alimentação do Santuário Nacional.

Serão debatidos diversos assuntos, com a presença de bispos, padres e casais das pastorais familiares. A programação também conta com testemunhos, animações musicais com shows, entre outros.

Pela manhã, a primeira conferência será do casal André e Karina Parreira, e sua família, abordando “A vivência do amor na família”. Em seguida Pe. Chrystian Shankar conduzirá segunda conferência com o tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo!”.

O simpósio ainda contará com conferencias do Pe. João Carlos que irá abordar "O Amor e a espiritualidade na familia",do Grupo de apoio à pessoas que passaram por processo de separação, perda ou pela dor da viuvez, intitulado “Fica Conosco Senhor”,do Pe, Jorge Filho, Assessor Nacional da Comissão Vida e Família da CNBB, com o tema "Missão formadora da Pastoral Familiar",plenaria procissão luminosa e o Santo Terço na Basílica.

Peregrinação

No início da noite de sábado (26), Dom João Bosco, bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, preside a Santa Missa de abertura da 10ª Peregrinação. Logo após acontece a Procissão Luminosa, com o dia sendo encerrado com animação e benção do Pe. João Carlos.

No domingo (27), serão celebradas, com a participação das famílias de peregrinos, duas Missas. A primeira presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e a segunda por Dom Wilson Jönck, arcebispo de Florianópolis (SC).



Um pouco da história

Desde 2009, sempre no último final de semana do mês de maio a Peregrinação Nacional da Família é realizada. Já em 2011, o Simpósio foi iniciado com a missão de ser um espaço de formação para as famílias, sendo realizado paralelamente à Peregrinação.

Os temas dos simpósios buscam estar em sintonia com reflexões ligadas a Semana Nacional da Família, realizada no mês de agosto todos os anos. Confira os temas das edições anteriores:
- 2011: “Família, Pessoa e Sociedade”.
- 2012: “A Família: o trabalho e a festa”.
- 2013: “A transmissão da Fé Cristã na Família - tarefa dos pais”.
- 2014: “Família: caminhar com a luz de Cristo e a sabedoria do Evangelho”.
- 2015: “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”.
- 2016: "Família e Misericórdia: se encontram no coração da Mãe"
- 2017: “Família, luz para a Vida em Sociedade”.

Clique e baixe a programação e material de divulgação.



Revista Digital

<div id="opt_1"></div>

Banner