Novo livro sobre a família estará disponível durante Congresso da Pastoral Familiar

E-mail Imprimir PDF

 “Família, uma casa em construção – sal da terra e luz para o mundo” é o título do livro lançado recentemente com uma série de reflexões sobre a família. De autoria do secretário executivo do regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jair Fante, a publicação está disponível na loja da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e ainda poderá ser adquirida pelos participantes do XV Congresso Nacional da Pastoral Familiar, em Cuiabá (MT).

familia_uma_casa_em_construcao_sal_da_terra_e_luz_para_o_mundo_278_1_20170830121043Em seis capítulos, padre Jair aborda questões consideradas fundamentais que envolvem a história bíblica e documental sobre a família assim como itens do magistério da Igreja mais recentes, como a exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia, do papa Francisco.

O primeiro capítulo apresenta uma explanação bíblica sobre a criação de Deus em preparação da casa para a morada de seus filhos. O autor mostra as alianças que Deus faz com as famílias humanas e os compromissos de ambas as partes. “Fidelidade divina e infidelidades humanas são as marcas desta relação histórica”, indica o sacerdote.

No segundo capítulo, reflexões sobre as relações entre a família, a casa e o lar. Nesta parte, destaque para o valor e os papeis exercidos pelos personagens que compõem a vida familiar. Ao tratar as questões que envolvem o mundo juvenil e suas relações, o autor aporta uma reflexão sobre a violência nesta fase da vida e a cultura de morte presente na atualidade. Também neste capítulo há contribuição sobre a adoção infantil como expressão do amor que ultrapassa as relações estritamente biológicas.

O capítulo terceiro retoma a tradição familiar no mundo bíblico. As grandes famílias bíblicas, como a de Abraão e Sarah, a de Moisés, a de Jó e outras, são apresentadas com suas riquezas e problemas, assim como as atitudes de fé que servem ainda hoje como exemplo de superação e resiliência.

Na quarta parte do livro, aprofundamento sobre a missão da família nos dias atuais. Segundo o autor, a riqueza da família está na sua capacidade de realizar encontro, a exemplo de Jesus. “No encontro se cria vínculos e se realiza a comunicação entre os personagens envolvidos. É neste capítulo que o autor acena para as grandes contribuições que a família oferece à sociedade nos dias atuais”, resume.

O quinto capítulo aborda relação da família e da Igreja na vivência sacramental, por meio da vivência da escuta da Palavra de Deus, do perdão e na assiduidade à Eucaristia. Conforme a exortação Familiaris Consortio, formando uma verdadeira Igreja Doméstica. Família e a busca pela felicidade é o tema do sexto e último capítulo do livro, que também cita as riquezas e desencontros neste contexto.

Confira a publicação em nossa loja virtual.

Revista Digital

<div id="opt_1"></div>