Ícone da Sagrada Família visita dioceses na preparação para XV Congresso

E-mail Imprimir PDF

icone-Sagrada-Familia-siteA peregrinação do ícone da Sagrada Família pelo regional Oeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde o ano passado preparou todas as dioceses mato-grossenses para a recepção do XV Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que acontece de 8 a 10 de setembro no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT).

O dia 3 de janeiro de 2016 marcou o início das visitas. O itinerário começou pela diocese de São Luiz de Cáceres, e seguiu por Diamantino, Juína, Sinop, São Félix do Araguaia, Barra do Garças, Rondonópolis-Guiratinga e Primavera do Leste-Paranatinga, finalizando na arquidiocese de Cuiabá, que recebeu a imagem em abril deste ano. No total, foram 184 paróquias visitadas. Na capital, 30 locais visitados: as 27 paróquias e outros pontos importantes para a cidade, como o Memorial São João Paulo II.

Em um ano e meio de peregrinação, o ícone foi levado a idosos, hospitais, Fazenda Esperança e atravessou rios pantaneiros de barco. “A ação da peregrinação do ícone da Sagrada Família mobiliza as dioceses que estão recebendo o ícone com muito amor, trabalho maravilhoso por onde já passou”, afirma João Nohama, que coordena a equipe dirigente do congresso ao lado de sua esposa Acidália de Sousa Nohama. O diretor espiritual da equipe, padre Deusdédit Monge de Almeida ressalta que a peregrinação ajuda a “criar uma mística de oração e sensibilização para o congresso”.

O ícone da Sagrada Família acompanha os congressos da Pastoral Familiar desde 2005, quando aconteceu a 11ª edição, em São Paulo (SP). A iniciativa foi do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB à época, dom Rafael Llano Cifuentes, do assessor eclesiástico, padre Cláudio Antonio Defino, e da coordenação nacional, na época os casais Maria Célia e Wanderley Pinto e Fátima e Airton Menezes. A imagem foi doada pela Pastoral Familiar do Regional Sul 1.

Saiba mais sobre o XV Congresso Nacional da Pastoral Familiar.

Revista Digital

<div id="opt_1"></div>

Semana Nacional da Vida - 2017

Banner