Semana Nacional da Família é tempo de olhar para o grande dom de Deus

E-mail Imprimir PDF

Presidente da Comissão Nacional da Pastoral Familiar fala sobre preparação para a SNF 2017

De 13 a 19 de agosto, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional da Família (SNF), neste ano com o tema “Família, uma luz para a vida em sociedade”. Este será um momento de “olhar para esse dom de Deus que é a família”, como anima o bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Bosco Barbosa de Sousa. Em sua 26ª edição, a data deve envolver vários grupos de paróquias e comunidades em ações voltadas para trabalhar o tema da família “dentro das nossas igrejas e, mais do que isso, dentro da sociedade em que nós vivemos”.

“A Semana Nacional da Família vem crescendo a cada ano e ela tem como finalidade olhar para esse dom de Deus que é a família. Muita gente pensa que a família é um problema, que família é crise, algo que prende a liberdade das pessoas. Pelo contrário, família liberta, é um dom de Deus, deve ser o nosso grande motivo de agradecimento ao Deus de amor. A família é o lugar do amor”, reflete dom João Bosco. De acordo com o bispo, preside a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), a intenção é que a Semana Nacional da Família seja um momento de aprofundar as grandes questões que envolvem a família no mundo de hoje. “E as comunidades todas se unem, refletem, estudam, rezam, celebram na Semana Nacional da Família esse grande dom de Deus”, afirma.

Oito formas de animar a Semana Nacional da FamíliaAção conjunta

Dom João Bosco ressalta que a preparação e a celebração da Semana Nacional da Família vão além do âmbito dos grupos paroquiais que se dedicam à família: “O papa Francisco pediu para que todas as comunidades se envolvessem com a família, fizessem da família o centro da ação evangelizadora. Então, o melhor jeito da gente se preparar é aproximando os nossos grupos, as nossas pastorais, os nossos sacerdotes, diáconos, todos os agentes da Igreja. Não para que fique só na igreja, mas para que possa levar o tema da família como luz para a sociedade”.

Saiba como animar a SNF em sua comunidade em www.cnpf.org.br

Resgate histórico

A Semana Nacional da Família teve origem em 1992 como resposta à necessidade de defesa e promoção da família, cujos valores, já naquela época, eram agredidos sistematicamente na sociedade. Ela sempre acontece a partir do segundo domingo de agosto, quando é comemorado o Dia dos Pais. Desde o início, foi proposta como um momento forte no qual a Pastoral Familiar procura articular-se com todas as demais pastorais da Igreja no sentido de evangelizar a família na globalidade dos seus aspectos e realidades.

Subsídio

Hora da famíliaPara animar este momento de valorização da instituição familiar, a Pastoral Familiar propõe como subsídio o livreto “Hora da Família”. A primeira edição do material publicada em 1996, por iniciativa da arquidiocese do Rio de Janeiro, como preparação para o II Encontro Mundial das Famílias, que aconteceu no ano seguinte com a visita do papa João Paulo II. Nos anos seguintes, o Hora da Família, assumido pelo Setor Família da CNBB, animou grupos e comunidades do Brasil no tríduo rumo ao Jubileu do ano 2000 e foi somado ao texto usado na Semana Nacional da Família, que a partir de então formaram um só fascículo.

Editado anualmente, o material apresenta reflexões sobre temas relacionados à vida em família e à atuação da Pastoral Familiar. Desde o início, a publicação ainda traz sugestões de celebrações e orações para serem utilizadas em vários momentos do ano. “É uma publicação que pode ser utilizada de diversas maneiras e adaptadas às circunstâncias de cada comunidade. É um subsídio rico e a cada ano ele é preparado com muito carinho”, afirma dom João Bosco.

“Família, uma luz para a vida em sociedade” é o tema do subsídio Hora da Família 2017. Neste ano, a reflexão está em sintonia com o impulso da Igreja no Brasil para que seja percebida a importância das ações dos cristãos leigos e leigas na sociedade. O material propõe os sete encontros da Semana Nacional da Família, Leitura Orante da Palavra e celebrações em família.

Existem muitos subsídios que estão sendo preparados para a Semana Nacional da Família, mas eu acredito que seja importante aquilo que é feito pela própria Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar, a Secren, e a Pastoral da Família faz pelo Brasil inteiro.

Pastoral da Família não um pequeno grupo da paroquia que se dedica à família. O papa Francisco pediu para que todas as comunidades se envolvessem com a família, fizessem da família o centro da ação evangelizadora. Então, o melhor jeito da gente se preparar é aproximar os nossos grupos, as nossas pastorais, os nossos sacerdotes, diáconos, todos os agentes da Igreja. Não para que fique só na igreja, mas para que possa levar o tema da família como luz para a sociedade.

O subsídio Hora da Família é produzido anualmente. Ele consta de temas de reflexão sobre a família, celebrações... É uma publicação que pode ser utilizada de diversas maneiras e adaptadas às circunstâncias de cada comunidade. É um subsídoi rico... A cada ano ele é preparado com muito carinho. 

O "Hora da Família" é distribuído pela Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar (Secren). Encomendas podem ser feitas pela Loja virtual em www.lojacnpf.org.br, pelo telefone (61) 3443-2900 ou ainda pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . O material também é distribuído pelos casais coordenadores e agentes da Pastoral Familiar nos regionais e dioceses.

Revista Digital

<div id="opt_1"></div>

Semana Nacional da Vida - 2017

Banner