Turminha da Catequese conversa com o papa Francisco sobre o desafio de ser jovem

E-mail Imprimir PDF

papa-francisco-con-familiasNesta conversa com o papa Francisco, a turminha da catequese quer saber dos desafios de ser jovem, a importância da oração, sobre os sonhos e os medos. Quais serão as respostas do papa? Vale a pena conferir esse bate-papo entre amigos.

Mateo: Papa Francisco, é possível ser jovem para sempre?
"Vós tendes uma parte importante na festa da fé! Vós nos trazeis a alegria da fé e nos dizeis que devemos vivê-la com um coração jovem sempre: um coração jovem, mesmo aos setenta, oitenta anos! Coração jovem! Com Cristo o coração não envelhece nunca!"

Bianca: São muitas as tribulações que os jovens enfrentam. Como vencê-las?
"Sim, jovens, ouvistes bem: ir contra a corrente. Isso fortalece o coração, já que 'ir contra a corrente' requer coragem, e o Senhor nos dá essa coragem. Não há dificuldades, tribulações, incompreensões que possam nos meter medo se permanecermos unidos a Deus como os ramos estão unidos à videira, se não perdermos a amizade d'Ele, se lhe dermos cada vez mais espaço na nossa vida".

Neco: Papa Francisco, podemos conquistar todos os nossos sonhos?
"Não enterrem os talentos! Apostem em grandes ideais, aquelas que alargam o coração, aquelas ideais de serviço que tornam fecundos os seus talentos. A vida não é dada para que a conservemos para nós mesmos, mas para que a doemos. Queridos jovens, tenham uma grande alma! Não tenham medo de sonhar com coisas grandes!"

Luciana: Hoje, diante deste mundo agitado, é importante o silêncio?
"Aprendam a permanecer em silêncio diante d'Ele, a ler e meditar a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a dialogar com Ele, todos os dias, para sentir a Sua presença de amizade e de amor".

Dora: Papa você acha importante a oração no dia a dia?
"Gostaria de destacar a beleza de uma oração contemplativa, simples, acessível a todos, grandes e pequenos, cultos e pouco instruídos: a oração do Santo Rosário. O Rosário é um instrumento eficaz para nos ajudar a nos abrirmos a Deus, porque nos ajuda a vencer o egoísmo e a levar a paz aos corações, às famílias, à sociedade e ao mundo."

Davi: Como podemos ser protagonistas de um mundo novo?
Ser protagonista das mudanças: "Através de vocês, entra o futuro no mundo. Também a vocês, eu peço para serem protagonistas desta mudança. Peço-lhes para serem construtores do mundo, trabalharem por um mundo melhor. Queridos jovens, por favor, não 'olhem da sacada' a vida, entrem nela. Jesus não ficou na sacada, Ele mergulhou... 'Não olhem da sacada' a vida, mergulhem nela como fez Jesus".

*Está é uma reprodução adaptado em forma de diálogo a partir da mensagem do papa Francisco aos jovens da 6ª Jornada dos Jovens da Lituânia, discurso aos Jovens na JMJ Rio 2013 e homilias em Roma.

Revista Digital

<div id="opt_1"></div>

Semana Nacional da Vida - 2017

Banner